27 de abr. de 2009

Cisnes Selvagens, de Jung Chang

Estou em dúvida se é a terceira ou a quarta vez que leio este livro. Mas tenho certeza da qualidade dele, afinal, não sou muito dada a releituras. Cisnes Selvagens foi um livro que comprei em 2001, durante a faculdade, por indicação indireta de uma professora. Foi a melhor dica da disciplina dela. Já emprestei o livro um monte de vezes e ele está todo detonado. Mas, como é um livro muito legal, nem me importo de emprestar. Estou pensando em comprar um novo e deixar meu exemplar antigo rodando entre os amigos. Ainda mais agora que a Companhia das Letras tem uma versão de bolso vendida por uns 30 reais.

Cisnes Selvagens conta a história da autora*, de sua mãe e de sua avó. São três personagens interessantes cujos dramas são relatados de forma a dar uma noção bem rica dos principais acontecimentos do século XX na China. A narrativa é muito fluida e a autora consegue nos envolver em cada momento descrito. Este livro é imperdível para pessoas que, como eu, são fascinadas pela Ásia.

* Jung Chang nasceu na província de Sichuam, na China, em 1952. Fez parte da Guarda Vermelha, trabalhou no campo, numa metalúrgica e como eletricista numa fábrica. Em 1978 obteve uma bolsa de estudos para a Universidade de York, na Inglaterra, onde vive até hoje. Atualmente leciona na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres. Cisnes Selvagens recebeu o NCR Book Award de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails