10 de fev. de 2009

Meu primeiro obento

Não sei até quando vai durar a animação, mas minha vontade de comer comida japonesa e a falta de opções no centro da cidade me fizeram comprar um obento bako (essa caixa específica para obento) e ficar preparando a comida ontem à noite. Tá muito chato almoçar sozinha então vou tentar trazer minha obento vegetariana pelo menos algumas vezes por semana para comer no trabalho mesmo.

Obento? Não sabe o que é isso?

Trata-se de uma marmita japonesa em que os alimentos são cuidadosamente dispostos dentro de uma caixa e comidos à temperatura ambiente mesmo. A população japonesa tem o hábito de preparar e levar obentos para o trabalho e para a escola, apesar de em grandes cidades ser mais comum comprar o obento pronto, por questão de praticidade.

A razão considerada ideal para montar um obentô equilibrado é de de 1:2:3. Uma porção de proteína, duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo considerada uma razão de 1:2:3.

Outra preocupação são as cores: vermelho, amarelo, verde, preto e marrom. A culinária japonesa tem que ser saborosa tanto para o paladar quanto para o olhar, considerando sempre o valor nutritivo dos alimentos.

O obento tornou-se mais uma arte da cultura nipônica. Olha só que kawaii....



Será que eu chego lá?
Eu iria amar se tivesse pra comprar em JF. Morar na roça é foda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails