19 de nov. de 2009

Saga Twilight - teen, mas...

O que posso fazer se gostei? Claro, terminada a leitura dos quatro livros em menos de uma semana (não queira saber como), tenho uma lista gigante de críticas. Sim, são muitas críticas. MAS, e isso é que conta mais, os livros são envolventes e viciantes. E sempre que me pego com coisas tipicamente femininas eu fico até satisfeita. É bom variar, né?

Aconteceu que comecei a ler o primeiro livro. Aí revi o filme, porque gostei tanto do livro que quis entender o motivo de não ter lido antes. E o motivo é que o filme é bem fraco em relação ao livro. O que acho que irá se repetir com o restante dos filmes, porque os livros vão ficando mais e mais densos (na verdade tudo é bem raso, mas são cheios de eventos, por assim dizer).

Achei bem melodramático, mas como a narração é sempre em primeira pessoa, achei impossível pensar em outra coisa até terminar de ler tudo. Nos quatro livros a fórmula da autora se repetiu. Ela começa com uma narração bem lenta, arrastada. Aí logo entram alguns fatos que inserem a crise. O finalzinho dos livros traz uma pseudo-ação... um combate que fica sempre por acontecer, como se a autora tivesse preguiça de escrever ação, ou simplesmente soubesse que as adolescentes iriam preferir a parte do romance. Mas que fica estranho a falta da ação, do combate, considerando os seres super-poderosos descritos na história, não tenho dúvida. Eu senti muito isso. A resolução dos problemas é abrupta e simplista, bem no final, quando vc acha que vai ter aquela briga boa. Tudo é desculpa para o romance ultra-mega-super idealizado. E o vampiro Edward... é uma sacanagem com os homens do mundo real... Pobre meninas e seus príncipes encantados. Esse personagem pega pesado com tudo que podemos chamar de idealização. O cara é lindo, inteligente, rico, auto-confiante e charmoso. Metade da história toda se resume à heroína descrevendo isso. E podemos culpá-la?

Independente disso a leitura flui. É impossível abandonar as descrições e as impressões românticas, idealizadas, que acabam encontrando um lugar - e que lugar - no imaginário feminino.

E assim gastei uma semana da minha vida. Hilário. Foi legal, mas, racionalizando... shame on me... LOL...

Um comentário:

  1. Twilight é muito³³³ teen... Mas eu também gostei! XD ahahhahaa
    Por causa das aulas tive q parar de ler o último livro... Assim q entrar de férias vou pegar pra ler de novo.
    O primeiro filme foi muito fraco em relação ao livro, já o segundo filme foi melhorzinho... Mas claro, nada comparado ao livro. ^^
    ^^v

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails