16 de fev. de 2010

JDrama versus KDrama: quem ganha?

As novelas coreanas dão um banho nas japonesas. Minha afirmação, como toda opinião, é subjetiva. Mas tenho alguns argumentos que podem ser convincentes.

"Novela japonesa? Coreana? Nunca vi, nem quero ver..."

Sempre que falo que assisto estas produções asiáticas tem alguém que dá risada. O que mais ouço é: "Conheço novela mexicana, mas coreana e japonesa nunca ouvi falar". Meu caminho até as novelas coreanas foi o mais comum para alguém do ocidentre. Primeiro os animes. Depois as versões live action dos animes, mutas delas em forma de séries, chamadas de dramas, ou doramas. Aí, um belo dia, em algum forum apareceu alguém falando bem de um drama coreano. A primeira reação foi torcer o nariz. Mas quem tem a curiosidade de conferir não se arrepende. E descobre que o Japão tem muito o que aprender com os coreanos em termos de dramas para televisão.

Por que os dramas coreanos são melhores que os japoneses?

Pelas novelas dá para perceber que a cultura coreana não é tão infantilizada quanto a japonesa. Os coreanos, principalmente - e indiscutivelmente - as coreanas são muito mais bonitas. A sonoridade da língua coreana é simplesmente maravilhosa, e as trilhas sonoras são lindíssimas. Algumas vezes, a nossos olhos ocidentais, os japoneses soam ridículos, o que é menos frequente com os coreanos. Os coreanos são mais ocidentalizados, o que para nós facilita a identificação com os personagens e a aceitação sobre o rumo das histórias. Estas, aliás, têm mais capítulos, o que torna o desenvolvimento mais rico. Os atores são, em geral, melhores, mais expressivos. Os coreanos sabem fazer comédia pra rolar no chão de rir. Os roteiros são mais bem estuturados e não se resumem a personagens adolescentes. Mesmo quando imitam algum enredo originalmente japonês, os coreanos são mais criativos. Eles não têm medo de grandes produções. Basta ver Jumong para entender que, mesmo com limitações orçamentárias, o talento dos atores consegue criar uma série épica maravilhosa.

Estes são alguns dos  motivos para eu preferir as novelas coreanas. Certamente há casos e casos, mas acho que estas são as questões que se repetem na maioria das vezes. Quem gosta de novelas japonesas deve, sem falta, dar uma chance às novelas coreanas, assistindo pelo menos uns 3 capítulos, pois no início as diferenças causam uma estranheza.

Por onde começar?

- Quem gosta das histórias no modelo japonês de romance deve começar por uma novela chamada Goong.
- Uma vez habituado com a língua coreana e com os traços dos atores, sugiro assistir Coffee Prince, que para mim é uma das melhores séries asiáticas...
- Quem estiver animado a assistir mais de 80 episódios, Jumong é obrigatório. Um épico maravilhoso que mostra muito sobre a Coréia antes de ser Coréia. Um drama histórico emocionante.

4 comentários:

  1. Bobagem aparecer aqui pra concordar com cada linha desse post, né? E pensar que um dia, eu idolatrei as produções japonesas... Continuo amando aquele povo mas, os coreanos são mais artistas. :P

    ResponderExcluir
  2. Disparado... Minha mãe adora. Já viu Last Scandal? É muuuuito boa...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você...
    Eu não sei bem como cheguei aos KDramas, mas o fato é que cheguei e foi pra ficar!
    Ainda não assisti a nenhum drama japonês, quem sabe um dia, quando os coreanos me permitirem, rsrs...
    Renata, adorei o seu blog!
    Encontrei de tudo por aqui... desde Joaquim Nabuco, Harry Potter, Glee, até doramas... Nossa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adoro kdrama, pra falar a verdade amo os japoneses, mas aprendi muito rapidamente a gostar dos coreanos, que descobri com Bi Rain no filme Speed Racer, quando vi aquele asiatico, apaixonei e busquei informações sobre ele e logo após assisti A Love to Kill com ele é claro, chorei rios de lagrimas, daí pra frente virou meu hobby assistir aos doramas. Novelas japonesas, assisti uns 4 e concordo com Renata, os coreanos são melhores.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails