6 de mai. de 2010

Victoria Victorious, Jean Plaidy (2005)

É nessas horas que o cinema parece ser uma experiência tão limitada. Há algumas semanas assisti The Young Victoria (2009). Quando o filme acabou tive a mesma sensação, exatamente a mesma, do filme Elizabeth (1998). A sensação foi "Acabou? Mas não era para começar agora?". A acomodação de diversos fatos da vida de um personagem, desordenados e incongruentes para caberem no tempo do filme, sempre me deixou profundamente irritada.

Victoria Victorious foi uma grata surpresa. Mais uma vez, tive acesso à obra através de um audiobook muito agradável. Este livro, de Jean Plaidy, é uma obra de ficção histórica que segue uma linha de acontecimentos e mostra que a história de Victoria e Albert difere do mostrado no filme em diversos pontos. Um exemplo: no filme Príncipe Albert toma um tiro ao proteger a Rainha de uma tentativa de assassinato. A tentativa de fato ocorreu, mas ninguém se feriu. Realmente acho ultrajante estas invenções que simplesmente distorcem a história, já que quem assiste não tem condições de julgar a veracidade dos fatos - confiando em ALGUMA coerência com a realidade dos acontecimentos.



Enfim, bem escrita e agradável, fazendo juz à grandeza dos personagens, Victoria Victorious tem também os mesmos problemas da Saga Plantageneta: menos menos política e muito sobre a vida pessoal íntima, supondo sentimentos e pensamentos.

Entretanto, a autora escolhe uma abordagem inteligente, com a própria Victoria narrando os fatos de sua vida em forma de diário, em primeira pessoa.
Achei interessante a marcante colocação da personagem sobre a condição feminina na gravidez. Trata-se de uma mulher que pariu 9, NOVE, nove filhos. Victoria descreve sua revolta ao descobrir cada gravidez e a indignação durante a gestação. Vale marcar que ela foi uma das precursoras do uso do clorofórmio no parto.

Enfim, este livro valeu muito a pena, principalmente pelo romance e companheirismo de personagens reais (mesmo).

Um comentário:

  1. De tokusatsu só conheço Jaspion e Chageman herere... Lá no JDrama tem uma série que está sendo traduzida chamada Buzzer Beat. Ela é menos chorosa. Eles ainda não terminara, mas vale a pena baixar o primeiro para ver se gosta...
    Apareça aí. Adicionei seu blog no reader tb :D

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails