15 de ago. de 2009

FANSUB E SCANLATION: caminhos da cultura pop japonesa de fã para a fã via web

Aproveitei o gancho do post abaixo para publicar meu artigo que, diga-se de passagem, foi bem divertido de fazer. Aproveito e deixo links para o artigo e para os slides da apresentação que fiz no Intercom Sudeste 2009. Os slides têm imagens com exemplos de alterações sem noção que têm sido feitas nos animes, principalmente.




7 comentários:

  1. HUMMM.... *__*
    Estou muito atrasada né?
    aff... apesar de ter lido sua "materia" já a algumas semanas, apenas agora pudi deixar um comentario. meu sistema de pau e eu não sabia mais como encontrar o seu blog. mas agora está tudo resolvido. ^^
    Eu adorei a materia. primeiramente por seu algo do meu interesse e depois porque eu aprendi coisas novas com ela. você deve ter feito uma pesquisa um tanto demorada né? ficou muito bom. apesar de que no inicio ao começar a ler, pensei que não gostaria. mas na segunda parte já estava bastante interessada no texto.
    ao que parece voce tem mesmo o dom para a carreira que escolheu. Very good!

    Agora vamos aos doramas!!! XD
    nassa minha ausencia andei um tanto parada nos doramas mas mesmo assim deu pra ver 2.
    enfim eu vi "the legend". bem... para a expectativa que eu coloquei nesse drama tenho que admitir que me decepcionou um pouco. não que não seja bom... só que não foi tudo aquilo que eu pensei que seria. acho que oque salvar esse drama foi a personagem "sujini" que foi muito bem interpretada pela atriz designada para o papel. de resto não tenho nada a declarar.
    Nesse meio tempo também vi "full house" esse sim foi algo que me surpreendeu. quiz me matar pois já estava com esse drama a um tempo no pc. quando penso no quanto fiquei hesitando em ve-lo... *morra!!!*
    Bi rain está mega fofo. o papel dele caiu como uma luva! eu não pensaria em ninguém melhor para interpreta aquele personagem.

    E agora enfim começei a ver "emperor of the sea". desse drama sim eu tenho muito oque falar.
    estou no episodio 31 e posso afirma com toda convicção que odeio aquele protagonista e nunca vi uma "mocinha" tão sem sal e nem açucar como aquela. Porem o dorama é bom ^^ e é isso que me deixa chateada! Se não fosse o Song il duk nesse papel maravilhoso acho que eu não poderia continuar assistindo. tenho certeza que assim como eu muitas poderão afirma que o verdadeiro protagonista é o yun moon(song duk) ele é o melhor vilão que já vi ^^ você pode imaginar o quanto é dificil passar todos os capitulos torcendo pela vitoria do vilão?? mesmo que na verdade ele não seja um "VILÃO" de verdade pois sem sombra de duvida ele demostra muito mais amor por aquela "mocinha agua com açucar" do que aquele prota totalmente sem carisma.
    e sem contar que ele forma um par muito melhor com ela do que aquele baixinho sem carisma.
    AHHHH... Yun moon é totalmente másculo!!! até a maneira que ele pisca me agrada ^___^ estou toralmente cativada por esse personagem.
    Rezo por uma reviravolta na trama e essa protagonista sem sal abra os olhos e veja com quem ela verdadeiramente deve ficar.
    sei que parece loucura mas eu sou assim mesmo quando estou lendo ou vendo um dorama entro na trama e sofro junto com os personagens.

    "porque deus não me manda um "Yun moon"??" "quê homen!!" isso são coisas que eu sempre penso quando estou vendo emperor of the sea ^^

    Quero que você me indique mais algum drama épico. estou começando a confiar no seu bom gosto ^_^
    Até logo!!

    ResponderExcluir
  2. Então! Então! Então!

    The Legend realmente teve um final dos piores que já vi. Mas teve seus bons momentos também... A Sujini salva mesmo. A atriz é ótima e linda. Por causa dela acabei assistindo Beethoven Virus. Se vc curte música clássica, recomendo. Não chega aos pés de Nodame Cantabile, mas é uma história bonita.

    Full House? Nem me fale! Este drama detonou a minha vida e a da minha mãe! Viramos noites... Que história sensacional, atores perfeitos. Tudo muito delicado e tocante, mas engraçado e espirituoso. AMO FULL HOUSE...

    Bom, sobre Emperor of the Sea vou esperar vc terminar de ver para falar, sobre pena de spoiler... Mas....... Song Il Gook é simplesmente perfeito... Ele foi feito para personagens de sageuk. Vi um filme e uma novela sem ser história que ele fez e te digo que o negócio dele é fazer sageuk mesmo. Você tá vendo Kingdom of the Wind? Nela ele faz o neto do Jumong. É de tirar o fôlego. Vc precisa ver urgentemente!

    Bjos!! :D

    ResponderExcluir
  3. CUIDADO! SPOILERS BRUTAIS!! ^__^ *não posso me conter*

    Acabei!!! Terminei de ver “emperor of the sea”
    nossa, que final!
    e eu volto a dizer: “quê homem!”mesmo nos seus últimos minutos de vida yum moon a protegeu. E nos seus últimos suspiros tudo que ele quis foi caminhar as cegas em direção a ela. : (
    Mesmo agora ainda tenho vontade de chorar só de lembrar da cena. Ahhhh!!! Já revi a cena mais de 10 x fora que escuto aquela musica da morte dele toda hora. : ( fiquei até com falta de ar nessa cena. Até morrendo ele estava lindo! Aquela lua estava ótima! Aff já estou com saudades.
    Yum Moon será um personagem que nunca esquecerei. Realmente song ll dook estava perfeito.
    apesar de meio mundo morrer, mesmo assim acho que o final foi aceitável.
    A morte do protagonisa foi horrível! Nada a ver o motivo que o yum moon usou.
    os episódios finais também me agradaram muito pois amei ver eles dois unidos. Nesse momento comecei a sonhar novamente que talvez ela pudesse terminar com yum moon. Mas depois que ele praticamente mata o irmão dela toda minha esperança veio por água abaixo. Mesmo assim eu estava pronta para parar de ver a novela no momento em que o yum moon morresse. Por sorte isso veio a acontecer uns 3 minutos antes do final. ^__^

    Assim como eu voce teve a sensação de que os produtores de "emperor of the sea" ao verem a burrada que fizeram ao escolher aquele ator como protagonista, se apoiaram no papel de song duk para levar a trama até o fim e assim continuar prendendo a atenção do publico que obviamente já haviam elegido o Yum moon como o seu preferido? Deve ser por isso que o personagem dele sempre ficou em cima do muro, nunca demonstrando seu um vilão de verdade mas também longe de ser um anjo. Como ele mesmo falou. Ele era apenas uma espada.
    Tirando a Jung-hwa ele não queria mais nada. Uma única palavra dela e ele teria abandonado tudo.
    Também as cenas de “romance”dele com Jung-hwa eram muitos mais freqüentes do que com o próprio protagonista.
    Es aí outra coisa que não entendo. Porque Jung-hwa ficou repelindo o amor do cara que ela dizia amar?? São coisas assim que não entendo nesses doramas. As vezes o casal fica separado por coisas totalmente bobas. Só mesmo uma pessoa criada na cultura deles pode entender isso, Porque eu brasileira não entendo mesmo.
    já estou até me acostumando com esses finais tristes. Tirando as comedias romaticas não espere ver finais felizes nesses doramas.
    putz!!! Em questão de intrigas políticas emperor ganhou em disparada de jumong.
    tirando minha implicância com o protagonista. Eu gostei muito desse drama. Passei momentos muito agradáveis o assistindo. ^^ obrigado pela indicação.
    e uma ultima observação sobre meu song duk. ^^... na hora que ele é marcado na testa, com todo o zoom que dão nos olhos dele eu tive a impressão que os olhos do Song são verdes escuro. São mesmo??? Eu sempre achei que ele tem um alhar que mata. Deve ser por isso XD.
    Sim! Sim!!! eu ainda vejo "kingdom of the winds" apesar de estar vendo apenas 1 episodio a cada 2 semanas pois esse é o tempo que o jdrama e asia-team estão levando para disponibilizar os subtitulos. e logico que isso me faz sentir super miseravel. mas não tem outra maneira. a minha cota de doramas visto em inglês é apenas 1 e pra esse eu já estou vendo "princess ja myung" que não tem nenhum fansub ainda fazendo-o, então eu sou obrigada a ficar a espera das legendas de kingdom of the winds, assim como o cachorro fica a espera do osso :( vida cruel! ao menos princess ja myung está valendo a pena todo o meu esforço^^.
    A tempos eu estava pensando em ver Beethoven Virus mas na minha lista de doramas ele nunca esteve no topo e sempre foi jogado pra 2º plano. Então vou aproveitar que o jdrama está fazendo-o e verei.

    BYE!

    ResponderExcluir
  4. ÓÓÓÓÓÓÓ VÍCIO!!!
    Assino embaixo do que vc disse sobre Emperor of the Sea. O final é triste demaaaaaais, mas é lindo. Daqueles finais que vc xinga, mas acaba gostando por ser O final que vc vai guardar na mémória. Agora, depois deste drama o Song Il Gook bombou. Não é pra menos, né?

    Realmente Emperor tem mais substância que Jumong, mas Jumong para mim é um marco pq, pow, 81 episódios em dez dias é pra enlouquecer qualquer um. Eu mal dormia e só pensava em palavras que pescava nos diálogos (PEHAAAA) LOL...

    Eu realmente amo Sageuk e o Song Il Gook é o rei do Sageuk, definitivamente.

    Uma dica: no site do JDrama, baixando pelo tracker deles, Kingdom já está no episódio 17.

    Não sei se vc baixa pelo Haitou, mas acho que vc iria gostar muito de The Return of Iljimae. Tá no comecinho ainda.

    Tô piorando sua situação, né? Eu não tomo jeito!!

    ResponderExcluir
  5. OH NÃO!! estou arruinada!!!

    Irritada porque todos ficam me recomendando "Iljimae" e quase todas as fansubs que frenquento querem ou estão fazendo esse kdrama, decidi dar meu braço a torce de uma vez. e cá estou já no 3º episódio. FOFO!! esse ator é muito lindinho! uma colega me disse uma vez que ele parecia uma boneca de tão lindinho e realmente parece mesmo. fora que ao menos no 2º episodio quando passa toda aquela parte de melancolia que quase me fez chorar, está sendo muito divertida ^^ estou tão acostumada aos kdrama não ter muito essa coisa de "intimidade" que quase morri de rir com as mulheres comprando aquelas coisas XD
    já estou baixando todos os episodios, inclusive a continuação.
    realmente você piorou minha situação :(
    tenho uma prova importante em 1 semana e não consigo estudar de jeito nenhum! será que vou ter que pedi para cortarem minha internet?! quando o vicio está demais medidas drasticas devem ser tomadas. Nãooooooo... Não mesmo!
    AHHHH mesmo que esse ator esteja se mostrando um sonho de consumo eu ainda sou fiel ao Song ^^ falando nisso, o jdrama liberou logo 2 episodios de vez de kingdom winds. ahahah quase engasguei com a baba. OH o episodio 17 e 18 são super! muito romance e enfim o moohyul é reconhecido como principe. quando ele se mostrou ao conselho e tocou aquela musica quase cai da cadeira ^__^ aquilo é oque chamam de uma entrada triunfal!
    Em "princess ja myung" se você ver o ator que está interpretando o Muhyul/Daemusin acho que vai querer apedrejar o diretor assim como eu. poxa, mesmo estando velho eles deveriam colocar alquém mais bem aposto para o papel dele.

    Agora estou vendo 4 doramas de vez.

    Take Care of the Young Lady ( muito maneiro!)

    tree's haven ( só falta 1 episodio pra mim terminar. é bom porem nada comparado a adrenalina dos nossos dramas épicos.)

    HON(SOUL) ( fantasmas, romance,psicologia, temas complexos... MEGA RECOMENDO!)

    E agora o iljimae.

    Quais você está vendo?

    ResponderExcluir
  6. Tem o Iljimae e o The Return of Iljimae. Eles não têm vínculo. O Iljimae eu não vi ainda, só esta segunda versão, que estou achando a mais linda em termos de fotografia. É muuuito alto nível.

    O HON eu estou baixando, mas ainda não parei para ver. Bom saber que é legal, pq estava meio na dúvida...

    Vi dois episódios de Princess ja Myung, mas não engatei. Está legal? A atriz que faz o papel daquela princesa me deu muita raiva em Kim Sam Soon (vou postar sobre este kdrama hoje).

    Um que estava vendo é o Queen Seon Duk. A primeira fase é sensacional, mas na segunda fui desanimando.

    Terminei My Sassy Girl. É liiiiindo!!!

    Estou para começar Queen of Housewives.

    É muita coisa!!!

    ResponderExcluir
  7. OH! pensei que era continuação!!
    agora não tem mais volta. já começei a ver o iljimae e pretendo levar até o fim. depois conforme for dou uma olhada nos videos que já baixei aqui do retorno do iljimae. juro que pensei que fosse continuação.

    Princess ja myung que ainda não vi tudo. só dei umas olhadas de relance. amei a primeira imagem que vi em um site aí decidi ver o dorama porem como nenhum fansub exceto ingles o está traduzindo decidi ver em ingles mesmo pois gostei muito da sinopse.
    Meu inglês sendo miseravel que só ele me obriga a traduzir a legenda antes de sentar para ver o drama. :( mas estou seguindo em frente.
    sortuda é você que domina o inglês. o ceu é o limite pra você no mundo dos doramas.

    No momento meu maior sonho é falar coreano fluentemente. já pensou?? ah!! aí sim o mundo dos doramas iria me pertencer. eu não vejo muito em japones então só o coreano pra mim já é o bastante.

    Queen Seon Duk eu quero ver porem estou meio hesitante. a atriz principal me irritou muito em bad love, que foi meu primeiro e pior dorama. no inicio e meio tudo estava as mil maravilha. depois pro fim começou a ficar massante, eu nem mais sabia o porque dela está evitando o seu grande amo o.O! fala sério!

    Tirando "Beethoven Virus" não pretendo acrescentar mais nada a minha lista já apertada de dramas do momento.
    pelo visto voce vai terminar de ver "SOUL" primeiro que eu :( o fantasma do inglês me assombrando novamente. T.T

    BYE

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails