26 de jul. de 2011

Pare tudo! A Game of Thrones: A Song of Ice and Fire


Imediatamente após terminar de assistir a primeira temporada da série Game of Thrones eu comecei a ler o livro. Ou melhor, a ouvir o audiolivro, que é o começo dessa saga maravilhosa criada por George R. R. Martin.

Quem assistiu sabe: a série é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. É preciso destacar que os roteiristas da série fizeram um trabalho brilhante de adaptação, porque o livro é narrado a partir de 8 personagens de ponto de vista. É comum, nestas situações, que a história seja "canibalizada" para encaixar no outro meio. Felizmente, não foi o que aconteceu. A série é extremamente fiel ao livro.

A Song of Ice and Fire
Se a série é essa maravilha toda, imaginem o livro... Fato: não deixou a desejar. Como sempre, se tiver dúvida entre assistir ou ler, LEIA. Vou apontar três motivos:

1 - Imaginar é melhor
Quando lemos, imaginamos com base nas informações que o autor nos oferta. "Vemos" os personagens como eles são na visão de seu criador. É um processo mágico. No audio-visual essa informação vem mais pronta, e algumas vezes, obviamente, não retrata com fidelidade alguns detalhes.

2 - Compreender é mais fácil
Apesar do brilhantismo dos roteiristas da série, algumas motivações dos personagens, sob meu ponto de vista, ficaram um pouco distorcidas, assim como quem eles realmente são e realmente se sentem. Para alguns sentimentos é preciso mais do que imagens, settings e interpretação. É preciso palavras e o desejo do leitor de "viajar" nos mind games do autor. Na série tudo acontece mais rápido (explodindo nossas cabeças do nada).

3 - As artimanhas do autor
Quando tratamos de uma obra deste calibre, independente de quão fodástica é a história, a leitura é um deleite. A forma como ele introduz as cenas, a estrutura e o encadeamento dos acontecimentos, diálogos e tudo mais...

Ao fim deste primeiro livro, estou sem palavras. George R. R. Martin entrou para minha lista de The Best. Torço para que o segundo livro (logo começo) esteja à altura do primeiro. Vou ler sem spoilers para ter a experiência máxima. Há muito o que se aprender com esse cara sobre plot, narrativa, desenvolvimento de múltiplos personagens sem perda de profundidade, etc, etc, etc. Como é possível que, com 8 (OITO!) personagens de ponto de vista (mais um bucha de canhão do prólogo) o leitor se apaixone por todos e se interesse igualmente com o que cada um tem a mostrar em diferentes cenários da história????

Sinceramente: pare o que estiver fazendo e vá ler A Song of Ice and Fire. Saber o que acontece na história não faz diferença. Eu sabia durante a série e me surpreendi. Sabia durante o livro e me surpreendi em dobro. LEIA.

Uma homenagem ao melhor personagem anão EVER. Na série ele rouba a cena.

4 comentários:

  1. Li o 1º livro antes de ver a série e já estou na metade do 2º....mas conheço gente que só conseguiu parar de ler no 4º que é quando os originais em inglês acabam, pelo menos até agosto quando sai "A Dance with Dragons"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Então! Tô no segundo agora e continuo empolgada com a história. :D

    ResponderExcluir
  3. Caramba, fui parar pelo Google no seu blog vegetariano em busca de uma receita de strogonoff sem carne e me deparo com um post sobre a série de livros que estou preso no momento, rs...

    Eita Google!

    Só digo uma coisa: depois de terminar o segundo livro, venci minha barreira de ler livros em inglês e acho que agora não paro mais, Amazon que me aguarde!

    A série é muito boa e surpreendente!
    Estou no começo do quarto, mas até agora o terceiro (A Storm of Swords) foi o melhor, tomara que o quarto seja ainda mais!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, o povo tá me cobrando a receita! herere...
    Eu também não leio mais traduções... acho que a essência do estilo do autor sempre se perde. Também estou viciada nos livros, mas ainda estou no segundo. Já ouviu os audiolivros? São muito legais também...
    :D

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails